[Antonio Ermirio de Moraes]

Antônio Ermírio de Moraes diplomou-se engenheiro metalúrgico em 1949 na Colorado School of Mines dos Estados Unidos e, em 1989, recebeu daquela escola o título de "Doutor em Metalurgia".

Antônio Ermírio de Moraes empresário, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Votorantim que completará 90 anos em 2008. As principais áreas de atuação incluem metais, cimento, papel, química, eletricidade, sucos e outras.

Ao lado do trabalho industrial, Antônio Ermírio desenvolve uma intensa atividade no campo da saúde, em especial, no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo do qual é Presidente. A instituição mantém cerca de 60% dos seus serviços à disposição dos pacientes carentes e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.

Durante toda a sua carreira de trabalho, Antônio Ermírio participou ativamente dos principais movimentos de desenvolvimento e democratização do Brasil, com um engajamento direto e pessoal em inúmeras campanhas voltadas para a geração de emprego e melhoria da educação e da saúde do povo brasileiro.

Antônio Ermírio de Moraes tem uma atividade de escritor de artigos que são publicados em jornais e revistas de âmbito nacional. Seu hobby é o teatro. Escreveu e produziu três peças teatrais, focalizando problemas brasileiros, que foram representadas em várias cidades do Brasil e fazem parte deste "site": Brasil S.A., SOS Brasil e Acorda Brasil. É membro da Academia Paulista de Letras.

Esta página coloca à disposição dos estudiosos dos problemas brasileiros, em particular da juventude, um primeiro conjunto de textos publicados por Antônio Ermírio no período de 1990-2006. Ela é atualizada semanalmente com seus artigos de jornais e, trimestralmente, com outras publicações.